sábado, 7 de maio de 2011

Relações de poder e instâncias mediadoras na introdução e uso dos equipamentos e sistemas técnicos

1. Relacione a obsolescência programada e a obsolescência perceptiva como processo de encurtamento do ciclo de vida dos produtos incompatíveis com o desenvolvimento sustentável.

A obsolescência programada é o nome dado à curta vida para que um bem ou produto foi programado, fazendo com que quem adquire esses produtos tenha que substitui-los porque deixaram de funcionar.
A obsolescência perceptiva é a forma de reduzir a vida útil dos produtos quando estes ainda estão em perfeitas condições de funcionamento. Para isso os fabricantes lançam produtos com uma aparência mais inovadora com pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspectos de ultrapassados, induzindo assim o consumidor a trocá-los por produtos mais modernos e actuais.
Se os produtos tivessem uma durabilidade elevada fariam com que se tornassem insustentáveis no mercado devido ao baixo lucro que os fabricantes teriam com a sua comercialização.


2. Enquadre a descontinuação dos produtos na perspectiva da questão anterior.

Os produtos já são criados a pensar na sua descontinuação. Assim o produto é retirado do mercado quando este já não tem vantagens do ponto de vista económico. Em sua substituição são colocados no mercado novos produtos, com aspecto mais atraente e inovador, para que o consumidor se sinta atraído e continue sempre a comprar novos produtos, fazendo do consumo, um dos principais factores de interesse económico.

3. Problematize estas questões tendo em consideração os Direitos do consumidor.

Estas questões podem realmente ser um problema.
Na maioria das vezes os produtos necessitariam, apenas, de uma pequena reparação, da substituição de uma pequena peça, mas como os produtos saíram do mercado e já não se fabricam essas pequenas peças, os produtos ficam inutilizados tendo que ser substituídos por novos dando assim continuação ao ciclo do consumo.
No entanto, os direitos do consumidor existem para salvaguardá-lo destes e de outros problemas que possam surgir.
Assim, o fornecedor é obrigado a facultar ao consumidor o acesso a todos os dados referentes aos produtos que deseje adquirir. Isso inclui a informação sobre preços, composição dos produtos, duração dos mesmos, garantias e assistência pós-venda. Estas informações tem por objectivo prevenir os abusos dos prestadores de bens e serviços e proteger o consumidor de interesses económicos.
Só depois de informado e estando de acordo com todos os dados fornecidos, o consumidor, deverá/poderá assinar o contrato de compra. No entanto, se houver incumprimento do contrato por parte do prestador de serviços, o consumidor pode:
• Exigir o cumprimento integral
• Rescindir o contrato
• Declarar ao fornecedor que o acordo perde o efeito
• Pedir o reembolso de todos os valores entregues
• Solicitar uma indemnização ou compensação pelo prejuízo sofrido

4. A garantia dos equipamentos é assegurada pelos fabricantes independentemente dos vendedores. Refira o papel da garantia na defesa dos direitos do consumidor.

A garantia é uma protecção dos direitos do consumidor. Sempre que os bens adquiridos revelem defeitos, o consumidor pode exigir a sua substituição, a reparação do defeito, a redução do preço, a extinção do contrato ou a devolução do montante pago.
No entanto existem prazos para denunciar defeitos detectados. Dois meses se a irregularidade envolve um bem móvel e dois anos se envolvem um bem imóvel. Sempre que é relatado um problema no bem ou serviço o decurso da garantia é suspenso, sendo reiniciado assim que o defeito for resolvido. O fornecedor ou prestador de serviços tem trinta dias para reparar o defeito do bem ou serviço em causa.

5. Os equipamentos têm registado uma evolução histórica no sentido de aproximação à satisfação das necessidades do homem. Refira-se à necessidade que as empresas têm de “escutar”os consumidores para melhorar os produtos.

Essa necessidade serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque perante a concorrência. O principal objectivo e manter o cliente através da confiança e credibilidade transmitida pela empresa, já que o relacionamento com o cliente é da responsabilidade da empresa e qualquer reclamação por parte do cliente é provocada por uma falha empresarial.
A satisfação do consumidor é uma poderosa ferramenta para a melhoria dos produtos ou serviços e a competitividade do mercado.


6. Os produtos vão-se complexificando, exigindo demasiados conhecimentos especializados que poucos têm paciência para adquirir. Por exemplo, a diversidade de lâmpadas no mercado é hoje enorme. Mostre que o conhecimento social é uma alternativa inteligente à impossibilidade de domínio técnico de todas as áreas.

Relativamente a um produto existem sempre atitudes e necessidades diferentes por parte dos potenciais consumidores. Assim é de extrema importância compreender quais os modelos e marcas têm melhor saída no mercado, os locais onde esses produtos são melhor comercializáveis e que tipo de consumidor os irá adquirir.


7. Verifique que o desempenho de um equipamento, ao longo de um certo período de tempo, depende de factores intrínsecos e de factores extrínsecos.

Se tivermos como referência um televisor podemos verificar que o seu desempenho depende de factores intrínsecos, marca (a qualidade dos componentes do aparelho) e extrínsecos (tipo de ambiente onde o aparelho é colocado) se o ambiente for húmido o televisor não terá um bom desempenho no seu funcionamento.

8. Em alguns equipamentos é importante que a sua fiabilidade seja 100%, isto é, que estes não falhem durante o período de funcionamento. Apresente exemplos em que a tolerância de falhas varia com as situações.

No caso do automóvel é vital que seja 100% seguro, porque, dessa segurança, depende a vida dos seus ocupantes.
Para essa segurança depende o bom funcionamento de pneus, travões, airbags, faróis, sistema de sinalização entre outros.
No caso dos travões e pneus, as condições do piso poderão ter influência no seu funcionamento, as condições atmosféricas também terão influência na sinalização e iluminação.
No entanto, para que tudo isto funcione na perfeição, não deve esquecer que o condutor deve estar em perfeitas condições de saúde (física e psíquica).


9. Justifique a popularidade de sites relacionados com queixas dos consumidores.

Penso que a popularidade desses sites se justifica porque dessa forma os consumidores podem fazer uma reclamação mais rápido e eficazmente do que se a fizessem por outra via.
Uma reclamação feita através de um site na internet tem mais impacto porque assim quem aceder ao site ficará a saber que aquela empresa ou prestador de serviços não age correctamente com os consumidores. Assim, para não verem o nome da empresa manchado, iram evitar este tipo problemas. E, caso eles surjam, iram tentar resolvê-los amigavelmente e o mais rápido possível, para tentar reconquistar a confiança dos consumidores.

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