domingo, 14 de novembro de 2010
Ciberdemocratização-As iniquidades reais resultantes do Mundo virtual da internet.
As iniquidades reais resultantes do Mundo virtual da Internet.
1. Desenvolva dois aspectos referidos (no ponto 4. 1.) - A escola face às TIC.
R: É necessário que a escola disponibilize a rede para professores e alunos. No entanto, o desenvolvimento da Internet coloca problemas políticos, económicos, jurídicos e éticos. Entre eles:
• Ausência de controlo da validade da informação;
• Impotência da justiça face a novas formas de propaganda racistas, anti-semitas, neonazis ou face à pornografia;
• Incoerência das legislações nacionais face à mundialização etc.
2. Refira os recursos intelectuais clássicos que “fazem a diferença” na generalidade das tarefas escolares (ponto 4.3.) – A desigualdade frente à abstracção.
R: Os recursos intelectuais que fazem a diferença são:
• A lógica natural, a capacidade de meter em relação, de deduzir, de compreender as etapas de um processo, estabilizar os métodos e adaptá-los caso a caso, inovar e procurar ajuda cautelosamente.
• O conhecimento da escrita e um mínimo de leitura; a iliteracia condena a muitas exclusões, entre as quais a informática, a qual dá acesso às informações, aos empregos, às capacidades e á comunicação.
• A capacidade de descodificar as informações audiovisuais é fortemente solicitada pela multiplicação das mensagens multimédia.
3. Mostre que o papel da escola é relativamente mais complexo quando pretende oferecer aos indivíduos: idênticas oportunidades de utilização da Internet, do que simplesmente, idênticas oportunidades de acesso à rede.
R: A escola pode oferecer aos alunos oportunidades iguais de acesso à rede, mas não pode criar competências. Só uma prática regular de informática e de utilização de redes, pode contribuir para reforçar as competências. No entanto, isso vai depender do aluno ter, ou não, capacidades e recursos intelectuais capazes. Assim terá maiores benefícios.
4. Discuta a possibilidade da Internet favorecer os melhores estudantes.
R: A Internet é um meio de aprendizagem que respeita o ritmo de cada um.
Quem tiver os recursos intelectuais atrás referidos, decerto sairá mais favorecido. Mas, também é certo que as tecnologias podem atrair alunos desencorajados frente aos métodos tradicionais e desencorajar os alunos com mais facilidades nesses métodos (tradicionais).
5. “Ainda é necessário saber-se se servem os [computadores] para desenvolver competências, suscitar projectos, criar situações problemáticas, avaliar de um modo formativo, regular em função de objectivos claros e realistas (…)”.
Justifique as dúvidas de Perrenoud quanto às potencialidades educativas dos computadores.
R: O computador é um meio de potencialidades educativas. As diversas ferramentas que podem ser utilizadas, contribuem para desenvolver competências tanto ao nível da escrita como da leitura. A elaboração de textos sairá favorecida se houver facilidade na aplicação de conhecimentos adquiridos.
6. A arquitectura da Internet foi discutida a nível mundial ou foi imposta a todo o mundo pelos peritos (http://www.w3.org/) justifique tendo em consideração as características da modernidade.
R: A Internet foi imposta e é a expressão de uma sociedade dual, onde uma minoria de decisores conhecem os protocolos e põem á nossa disposição a utilização das tecnologias, onde ainda se verificam desigualdade de oportunidades.
7. Que papel atribui Perrenoud à Escola, num mundo onde o poder se encontra tão iniquitativamente distribuído.
R: A Escola é um lugar que pode dar a todos, os instrumentos de compreensão e de controlo que fazem falta. A Escola só pode explicar e fazer as ferramentas
Intelectuais para compreender e exercer um controlo democrático. A modernidade agrava os perigos, excepto se não nos resignarmos a uma sociedade dual.
Alguns não param de invocar a educação para a cidadania como uma das suas tarefas prioritárias.
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