terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Consultas, Urgências e Internamentos no Serviço Nacional de Saúde entre 1985 e 2009




O gráfico mostra-nos que as consultas médicas no Serviço Nacional de Saúde se dividiam entre os hospitais e os centros de saúde, sendo esse número mais elevado nos centros de saúde. Mostra também a ausência de consultas em hospitais entre 1985/94. Isso pode ter-se verificado pelos motivos de as pessoas terem doenças menos graves ou então pelo simples facto de recorrerem mais aos serviços de saúde privados (no que diz respeito a doenças graves) talvez porque as pessoas nesse tempo tinham melhores condições económicas (melhores ordenados) que aquelas que têm hoje em dia.
No gráfico podemos verificar que tanto as consultas nos hospitais como nos centros de saúde registaram um ligeiro aumento entre 1994 e 2008, tendo-se registado uma descida nas consultas realizadas em hospitais, em 2009, o que pode estar relacionado com as novas políticas de saúde introduzidas pelo governo.

No que diz respeito a consultas de urgência no serviço Nacional de Saúde, tiveram um ligeiro aumento sendo esses números ligeiramente mais elevadas nos hospitais.

No caso dos internamentos verificou-se uma enorme superioridade nos internamentos em hospitais em relação aos internamentos s nos centros de saúde.
Quando os casos de saúde requerem internamento, os hospitais têm uma capacidade de resposta mais rápida e eficaz que não se verifica nos centros de saúde.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Esperança de vida à nascença


Perante o gráfico pode-se concluir que a esperança de vida tem vindo a aumentar mas, verifica-se que esse aumento é mais elevado no sexo feminino. Os factores que fazem com que isso aconteça são vários, desde o pormenor da mulher ser mais cuidadosa com a sua saúde, ao contrário do que acontece com o homem (a mulher quando tem problemas de saúde, procura ajuda médica com mais frequência e rapidez do que o homem), é mais expansiva em relação aos seus problemas (o homem não tem por hábito falar das suas preocupações), os acidentes que envolvem as mulheres, são menos graves do que os acidentes que envolvem os homens.

Educação Pré-Escolar entre 1991 e 1999


Neste gráfico verifica-se que o ensino pré-escolar aumentou ligeiramente entre o inicio e fim da década de 90.
Verifica-se ainda que a educação pré-escolar na década de 90 (nível público e privado) foi superior ao nível privado. Isto pode estar relacionado com a pouca oferta de ensino público a esse nível, ou as famílias terem melhores condições económicas do que as que se verificam hoje em dia.